25 de outubro de 2014

ARTICENA

Boa tarde pessoal!

Hoje vim divulgar algo novo com vocês, um Coletivo aqui da Cidade de Americana/SP de um amigo meu. O nome do projeto é Articena um coletivo de street art e intervenções urbanas, formado aqui mesmo na Cidade. O grupo foi criado por Gleyce Pereira e Luan Marques.

Falando um pouco do projeto segue abaixo algumas curiosidades sobre a ideia do coletivo.

“O ARTICENA segue a ideia antiga do "Faça você mesmo" e foi criado sob o conceito de ser um coletivo de street art e comunicação visual, onde a proposta é registrar alguns pontos e molda-los a forma de intervenção artística e urbana”. Apesar de toda a aplicação informal envolvida nesse conteúdo, a ideia e impactar pelos sentidos, não pelo intelecto. 
O objetivo do ARTICENA é criar um mundo psicodélico, pop, expressivo, dos cenários caóticos do interior de SP. O imaginário dos envolvidos na proposta vem de pesquisas sobre arte popular, cultura pop, referências atuais e contemporâneas de street art.
Atualmente o coletivo é formado por Luan Marques, Nivaldo Junior, Douglas Favaro, Gabriel Dutra e Felipe Mantovani. 

No ultimo dia 27 os integrantes participaram de uma exposição, sim uma exposição chamada “Cavalete Parade” com um cavalete parte decorado por eles e parte livre para todos os artistas independentes que se dispuseram a contribuir com o cavalete, e posso adiantar que dessas cabeças aceleradas pode vir mais por aí.

Fizemos algumas perguntinhas sobre o projeto, vamos conferir! 


2) De onde surgiu a ideia do projeto Articena? 
Essa idéia de rolê street art e fundar o Articena surgiram da minha cabeça acelerada mesmo hahahaha, tudo influência de um meio interessante que temos aqui na região, varias vertentes de arte, pessoas criando tudo em um ritmo frenético, em contrapartida a uma pequena quantidade de pessoas atingidas com a proposta, mesmo assim temos uma infinidade de referências, em Americana mesmo temos o coletivo SHN há muito tempo na ativa, uns amigos recentemente criaram o Coletivo CABRERA que também é interessante, vale dar uma conferida. Além dos coletivos temos bastantes artistas independentes correndo pela proposta, vimos isso no “cavalete parade” no mês passado. Tudo isso flertando com vertentes de street art, arte popular, musica etc.. 

2) Há quanto tempo esse projeto existe?
Bom, no papel o Articena há mais ou menos um ano, mais na prática a alguns meses apenas, demorou um pouco até achar pessoas dispostas a se envolver diretamente no projeto hahahahaha, e durante esse meio tempo tivemosumas ajudas mais do que necessárias para isso sair de vez do papel e ir pra rua.

3) Vocês divulgam esse novo projeto de alguma forma? Em redes sociais, jornais, entre amigos? 
Bom à divulgação dele tende a ser feita a mora antiga, colando adesivos, participando de exposições, onde há bastante gente envolvida no assunto. É uma troca de experiência sensacional, no último mês trocamos adesivos, conhecemos pessoas engajadas no movimento, o que é importante, afinal o que dá sentido nesse movimento é essa troca de experiências e poder fazer parte desse universo, que é algo que só quem experimentou um pouquinho pode explicar o real valor de poder fazer isso ao lado de pessoas que eu gosto! E correndo junto com amigos de longa data e de outras correrias. Mas também temos a página no facebook! Pra poder ganhar uns links né? Hahahahaha http://www.facebook.com/Articena.

4) Qual é o plano "futuro" para esse projeto? 
O futuro já tá em cima né, mais por enquanto o plano é deixar a marca exaustiva, até podermos ousar algo diferente, mais te adianto que tenho uma ideia que só esta esperando o aval da galera sair, mais em breve teremos algumas novidades interessantes por ai, não só do Articena, mais para toda galera que participa de alguma forma, só não vou soltar antes da hora para ninguém me cobrar hahahahaha, mais adianto que vai ser interessante.. e que pode sair daqui um, dois meses, ou mais tempo. 

5) Em relação ao tipo de proposta, vocês pensam em divulgar sobre outros assuntos ou só abranger os temas de art popular, cultura pop, contemporâneas de street art?
Em breve vamos alternar um pouco tudo isso sem perder a identidade visual do negócio, mesmo eu não sabendo qual seja ela hahahaha. Mais a ideia inicial era diferente, e não pretendo me desprender assim dela, eu só preciso lembrar qual era, e como posso por isso em prática, mais se não me engano tinha algo a ver com fotografia, negativo e paradigmas, mas aguardem para ver, alias temos muito a fazer para esse ano ainda, e para o ano que vem dá para fletar com outros vertentes, só não vou adiantar projeto, nem prometer nada se não os caras vão ficar bravos comigo. 

Post com direito até a agradecimento.

Eu queria encerrar agradecendo pelo espaço Bruninha, pela oportunidade de ser entrevistado por uma amiga de longa data, e principalmente te agradecer por me ajudar na divulgação de um projeto que ainda está engatinhando, e você vai longe, poderia investir mais no ramo de entrevista com amigos falidos hahaha e agradecer também aos meus amigos que correm comigo no coletivo, Nivaldo, Dutra, Felipe e Douglas, e também ao pessoal que não está mais no coletivo mais foram extremamente importantes para isso acontecer! Obrigado, obrigado, obrigado. 
  
 Espero que tenham gostado!! 

0 comentários:

Postar um comentário